13 fevereiro 2012

OI DE VOLTA! :DDD

Por Súria Neiva

Confesso que me fez muita falta escrever no Saiba Blog. Sim, acabou o ano sabático de fim de faculdade – estou graduada e trabalhando em uma empresa maravilhosa, moda infantil soteropolitaníssima, pioneira e com interesse real na infância. Ah! Semana que vem, quero ver se não volto com uma entrevista bem bacana com as diretoras da empresa (sim, estou fazendo suspense).

Viram? Minha cabeça é uma pipoqueira de ideias. Só que... como muitas e muitos blogueiros bem sabem, a velocidade da informação hoje está quase alcançando a do pensamento e não estar lendo e compilando, pensando matérias interessantes para blogar no Saiba Blog - nossa, estar longe daquilo e daqueles que te motivam, faz toda a diferença na vida. Sentar no laptop para escrever para o Saiba, vocês tinham que saber, me faz bem. Voltando agora em pleno aniversário da Person Design, super mais ótimo ainda! Sabe, ter tantas ideias pipocando, mas estar em um ambiente em que se deseja servi-las que é desmotivador e insosso, dá um desespero no coração. Parece que tudo murcha, inclusive as pipocas.

Não basta apenas coragem, vocês sabem, para sentar e escrever um texto. Parece piegas, e assumo, é meio piegas mesmo, mas muita gente não consegue escrever. Para antes mesmo de se treinar a comunicação escrita, a pesquisa e a criação do texto, existem outros empecilhos, os emocionais: não falta quem não se acha bom o suficiente, quem tem medo de se expor, das críticas, receio de falar bobagem, e quem sabe até de estar perdendo tempo. De estar investindo na informação menos interessante.

Agora extrapolem esses sentimentos de estar em frente a um papel em branco, mesmo se for o da tela do laptop - e se vejam imaginando ter sua própria empresa, sua própria marca; todos os pensamentos e sentimentos que se seguem, todos os pré-planejamentos... Não quero falar de fatores econômicos, mas de fatores internos. E é uma expressão que aprendi no Fazendo Moda, da Doris Treptow, que traduz - aliás, é o superlativo - do conceito de motivação: arrebatamento ético.

Se fazer imune ao pessimismo, aos sutis boicotes dos experientes-em-tudo, às críticas destrutivas e, o que é pior, ter que se fortalecer contra a inveja velada e seus banhos de agua fria, é mais desestimulante que o nada de um A4 imaculado. Mas a força de um arrebatamento ético faz desses desafios, desses verdadeiros ataques à alma, apenas ventos frios de um inverno passageiro. Um tempo de recolhimento, para o desabrochar. E acredito que ter a coragem de escrever um texto, de pensar em um projeto de vida, de estruturar sua marca, de enfrentar as estações, e de se saber autodesignado para uma realização que vai trazer benefícios para si e para outros, sinceramente: é o que faz o sol nascer mais bonito todos os dias.

Em relação ao design de moda, ao escrever e em especial, escrever aqui no Saiba Blog, que tão carinhosamente me acolheu, o calor do arrebatamento ético é a sensação mais gratificante. O inverno já passou, e juntos podemos comemorar os cinco anos da Person Design.

Person Design: parabéns por mais esta primavera! Que seu trabalho continue inspirando mais e mais assomos de coragem em muitos corações baianos e brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails