11 outubro 2011

UMA JAM EM FAVOR DA SUSTENTABILIDADE


Que tal salvar o mundo em apenas 48 horas? Durante este tempo, você e um grupo de colegas, amigos e pessoas completamente desconhecidas vão projetar um novo serviço ou produto que podem ajudar a salvar o planeta e apresentar esta ideia para o resto do mundo. Este é o desafio proposto pelos organizadores da primeira edição da Global Sustainability Jam.

No final de semana de 28 a 30 de Outubro, pessoas interessadas em um método criativo baseado em design vão se encontrar em 48 cidades espalhados pelo mundo. Elas vão co-criar ideias, prototipar conceitos e ficar um monte de tempo em frente a um quadro branco rabiscando e discutindo. Todos estarão ligados a pessoas criativas pelo mundo, trabalhando de variadas formas a fim de encontrar respostas diferentes para um mesmo desafio, dividindo problemas, conselhos e insights. Salvador e outras 4 cidades brasileiras (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre) estão na lista das cidades sede. Ver todas.

Todo mundo é bem-vindo - designers, especialistas em sustentabilidade, professores, empresários, hackers, artistas, estudantes, crianças, médicos, metereologistas, avós - serão formados times que trabalharão por 48 horas para criar ideias novas e realistas capazes de fazer a diferença para o mundo. A massa para fazer este acarajé depende da mistura de pessoas talentosas e engajadas em experimentar e aceitar desafios, cada um formando uma parte da receita.

O que é uma Jam?

Você já viu uma roda de capoeira? Quando elas se formam, não importa se os capoeiristas se conhecem, eles levam apenas suas habilidades e as mentes abertas e sempre acontece um espetáculo improvisado ao som do berimbau e do pandeiro. Eles lutam juntos sem saber exatamente qual o próximo golpe, mas a dança flui com imensa sincronia. Isso é uma jam! Você não analisa profundamente, não discute até a morte, apenas improvisa. Você joga suas ideias contra as de outras pessoas e, como na capoeira, a obra nasce espontaneamente. Ah, e só dá pra fazer tudo isso em coletivo, quando os conhecimentos, sentimentos e habilidades de todos dão aquele sabor do dendê. Afinal, acarajé sem vatapá, pimenta, camarão e dendê não dá, né?

Como funciona?

Um desafio será apresentado para que todas as cidades tentem resolvê-lo, mas só conhecerão às 18:30h do dia 28. O tema estará ligado à sustentabilidade, percorrendo aspectos ecológicos, econômicos, culturais, sociais, filosóficos e humanistas. Haverão mentores e especialistas para guiar as atividades dos grupos durante as jams. O objetivo final é que todas as ideias sejam registradas online e disponibilizadas para o mundo. Quem sabe não tem mais gente interessada em fazer tudo isso acontecer?

Salvar o mundo não parece uma questão muito simples de se resolver, e ninguém chegará a respostas enquanto não tiver realmente pensado nelas. Junte-se a nós na Salvador Sustainability Jam 2011! Envie um e-mail para queroparticipar@salvadorjam.cc contando o porquê você quer participar.

Participe também utilizando a hashtag #GSusJ11 no twitter e curtindo as páginas das cidades sede no Facebook: Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.

Breve será divulgado o local do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails