30 setembro 2010

A NATUREZA E O DESIGN

Por Edileno Capistrano


A III Bienal Brasileira de Design promoveu, também, nos primeiros dias do evento o seminário internacional Design Innovation Labs com o tema: Design, Inovação e Sustentabilidade. Entre as diversas palestras oferecidas, uma me chamou a atenção: Desenhando o novo jeito de fazer negócio. Imaginando que ouviria de um designer bem-sucedido algumas dicas de como fazer negócio, entrei na sala, abri meu caderno de anotações e com o lápis na mão aguardei o início da palestra.

Depois de se apresentar, Fred Gelli começou fazendo uma reflexão sobre embalagem. Para minha surpresa, a imagem que aparecia no slide era de uma mulher grávida, numa visão micro de embalagem e o planeta terra, numa visão macro. Depois comparou a lógica do twitter com a do cardume, onde os peixes seguem o outro quando vão na mesma direção. Exemplificou com o vôo em “v” dos pássaros a importância do trabalho em equipe e desmistificou o poder da liderança. Justificou o inchaço das metrópoles pela diversidade, assim como o recife de corais, que embora ocupe relativamente pouca parte de um terreno, atrai a muitos e assim, com alguns exemplos naturais foi nos envolvendo num novo jeito de fazer negócio: tendo a natureza como fonte de inspiração.

Falando sobre a profissão, pontuou com o nó celta que o design é multidisciplinar e que devemos costurar conhecimento. Que nem sempre precisamos saber profundamente das coisas, mas sim conhecer quem conhece e, de uma maneira até engraçada, reforçou sobre a fonte de referências do design perfeito, onde podemos copiar sem nos preocuparmos com os direitos autorais: a natureza. Só precisamos estar atentos com o que estamos fazendo com ela.

Não posso dizer que a palestra foi o que eu esperava. Foi mais. Ampliou a minha visão de ser designer e como fazer design. Obrigado Fred!

Fred Gelli é professor de Ecoinovação e Biomimética da PUC-RJ e sócio da Tátil Design de Ideias (http://www.tatil.com.br).


--


Edileno Capistrano Filho, soteropolitano, é graduado em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela UFBA. Atualmente trabalha como Designer Gráfico na FUNCEB. A tipografia brasileira tem atraído a sua atenção ultimamente. Tímido, mas inquieto é mais ouvinte que falante. Gosta de curtir uma boa música, e arrisca tocar instrumentos de corda como o cavaquinho e o violão. @capistranofilho

29 setembro 2010

OFICINA CONTEMPLO FOTOGRAFIAS - SENSIBILIZAÇÃO DO OLHAR

BRASIL DESIGN WEEK 2010, DENTRO DA HSM EXPOMANAGEMENT

O maior evento de inovação do Brasil, dentro da maior agenda de negócios da América Latina!


Entre os dias 8 e 10 de novembro, São Paulo recebe pela segunda vez o Brasil Design Week. Este ano, em sua terceira edição, o evento acontece no Transamérica Expo Center, conjuntamente com um dos maiores eventos de negócios do Brasil, a HSM ExpoManagement. A Brasil Design Week contará com ciclo de palestras, debates e apresentação de cases empresariais do Brasil e do exterior. As discussões deste ano girarão em torno de como o design construiu diferença e criou valor em diversos setores.

Segundo os organizadores serão 13 temas e já estão confirmados, como palestrantes, Peter Fassbender, da Fiat, André Gasparotti, da Embraer, e Daniela Cachich, da Unilever, entre outros. Um dos destaques do ciclo é a palestra "Design nos BRICs", cujo projeto foi coordenado por Ellen Kiss e foi apresentado pela primeira vez durante o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, em junho. Essa palestra acontece dia 9 de novembro e será ministrada pelo presidente da Abedesign, Luciano Deos, e contará com um debate final com líderes das câmaras de comércio de cada país.

"Nesse novo cenário é preciso uma reflexão sobre o papel do design e da comunicação frente aos novos desafios. O Brasil pretende liderar esse processo, por meio de um mapeamento das produções culturais dos países e traçar uma projeção de futuro no desenvolvimento do design em nações emergentes", afirma Luciano Deos.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), em parceria com o Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Brasil Design Week
www.bdw10.com.br

Abedesign
www.abedesign.org.br

24 setembro 2010

O DESIGNER GRÁFICO E O MERCADO DE TRABALHO: OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

Contando com um amplo universo de possibilidades no campo profissional, o designer gráfico se depara com um universo de situações, umas complexas, outras bastante positivas. Nesta perspectiva, o presente artigo visa contextualizar a relação entre a atuação do designer gráfico e o mercado de trabalho na atualidade. Concomitantemente com as oportunidades e ameaças que são inerentes a esta área em ascensão, serão discutidos também, como os percalços influenciam na participação ativa do designer. Elencando uma visão mercadológica e a crescente mudança de postura dos empresários frente aos profissionais. Para validar tal estudo, além de pesquisa bibliográfica, foi feita uma pequena análise de trabalhos já publicados sobre a temática, assim como, depoimentos de designers em ascensão nas diversas áreas de atuação. Por fim, isso vem ratificar a quebra de paradigmas inerentes à profissão, que procura elucidar dentro de um contexto mais amplo, como os entraves poderão ser solucionados com o tempo.

Introdução

Imersos em uma sociedade predominantemente visual, a grande parte do que direciona os nossos olhares nos trás uma informação diferenciada e nos comunica alguma coisa. Assim, grande parte dos elementos visuais e produtos que fazem parte do cotidiano, foram, de certo, elaborados através de um projeto de design.

O alicerce do design existe há anos atrás, e, embora não chamasse design, havia naquela época, uma apreensão de fazer objetos para comunicar e atingir o homem com mensagens.

Leia na íntegra: http://www.webartigos.com/articles/43749/1/O-Designer-Grafico-e-o-Mercado-de-Trabalho-Oportunidades-e-Ameacas/pagina1.html#ixzz10TI2KVMF

20 setembro 2010

CONCURSO FORD NOVOS TALENTOS DO DESIGN

(publicado em 20.09.10)

Por Carolina Barreto


COMO VOCÊ, FUTURO DESIGNER DO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO, DESENHARIA O FORD FIESTA 2020?

Alunos de 11 Universidades Brasileiras disputarão 10 espaços exclusivos no Stand da Ford no Salão do Automóvel 2010.

Seus trabalhos ficarão expostos para a elite do mercado automotivo brasileiro durante 2 semanas. Além disso, concorrerão a um Carro 0Km, Tablets e Notebook.

DE ONDE SAIRÃO OS NOVOS TALENTOS

 

COMO PARTICIPAR

O Aluno deverá enviar entre os dias 04/10 e 15/10
duas pranchas tamanho A2:
:: 1 Prancha com rendering finalizado;
:: 1 Prancha com sketches de desenvolvimento.

PREMIAÇÃO

Alunos
Seleção 1
1º lugar – Ford Ka 0Km + Mesa Digitalizadora.
2º lugar – Mesa Digitalizadora
3º lugar – MackBook MC516BZ

Seleção 2 (Voto Popular)
1º lugar – R$1.500,00 em vale compras na loja da Apple

Universidade
1º lugar – Troféu de universidade campeã do Concurso Ford Novos Talentos do Design (Seleção 1)

Inscrições e regulamento no site: http://www.ford.com.br/concursodesignsalao

Boa sorte a todos!  


--


Carolina Barreto, é graduanda em Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual (Design Gráfico), pela UNEB.

15 setembro 2010

ECO-D: ARTISTA CRIA MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS DE PAPELÃO

Algumas câmeras funcionam normalmente

Cola quente, fita adesiva e papelão. São esses os materiais que o artista Kiel Johnson precisa para fazer criações inovadoras e intrigantes: ele constrói máquinas fotográficas inteiramente de papelão.

A coleção inclui uma grande variedade de câmeras, que são inspiradas em modelos antigos, como aquelas que possuíam manivela, o modelo Polaroid e até a última DSLR. Alguns modelos funcionam normalmente para tirar fotos, mas, as outras são apenas esculturas não operacionais.

Os modelos são feitos inteiramente de papelão

Além das câmeras, Johnson criou uma impressora vintage toda construída com rolos de papelão. A obra foi exposta no ano passado em Los Angeles e chamou atenção pelo cuidado com os detalhes.

A exposição também incluía um vídeo dos bastidores da construção de uma câmera fotográfica. Dá para perceber que ele desenvolve peça por peça, não se esquecendo das tiras para o pescoço.

Confira mais fotos no site oficial do artista

Para ver mais imagens das obras de Kiel Johnson vá até o site oficial do artista. Abaixo confira o vídeo dos bastidores da construção de uma câmera fotográfica de papelão.


Fonte: EcoDesenvolvimento.org

10 setembro 2010

ECO-D: DESIGNER CRIA MICTÓRIO COM PIA ACOPLADA

O mictório possui uma pia acoplada, diminuindo o gasto de água

Chega de desperdiçar água durante a descarga e na hora de lavar as mãos. O designer Yeongwoo Kim desenvolveu um conceito diferente para um objeto mais do que comum em sanitários masculinos. O “Eco Urinal” é um mictório que possui uma pia acoplada. A ideia simples pode diminuir o gasto de água durante a ida ao banheiro.

O processo é simples. Ao usar o mictório e, em seguida lavar as mãos, a água utilizada para a higienização serve como descarga, eliminando a urina. Este processo pouparia o excesso de água, tanto na descarga quanto na hora de lavar as mãos.

 O urinol é feito inteiramente de vidro

Um reservatório de água das descargas comuns comporta em média 10 litros de água. Se o sistema for ativado 10 vezes ao dia, serão gastos cem litros de água diariamente, três mil ao mês.

O conceito ainda reduz as despesas de estabelecimento, otimizando os materiais. O “Eco Urinal” é feito de vidro, o que ajuda a garantir uma visão clara do percurso da água. Além disso, a transparência faz com que os usuários tenham que lavar a mão, já que o ato faz parte da higienização do mictório e a urina ficará concentrada e exposta.

A criação é uma das vencedoras do iF Concept Design 2010. Ainda não há informações sobre comercialização do produto.

Fonte: EcoDesenvolvimento.org

09 setembro 2010

A SOLIDARIEDADE TOCA AQUI...

(publicado em 09.09.10)

Portal GloboRadio e Planeta Voluntários iniciam parceria virtual

O Portal GloboRadio criou uma rádio exclusiva para o site planeta voluntários com músicas de artistas engajados ou com mensagens por um mundo melhor. Na lista estão U2, Gilberto Gil, Michael Jackson entre outros artistas. O objetivo é criar uma trilha sonora temática para quem navega no site entrar no clima das causas sociais. O banner do Portal também vai ter um destaque especial no planeta voluntários e vice-versa.

O Portal GloboRádio reúne as rádios tradicionais Beat98, CBN, BHfm e Rádio Globo, além de outras 40 emissoras temáticas e as online Multishow FM, Globo FM, Rádio GNT e Rádio Zona de Impacto. Assim, os internautas acessam notícias, especiais musicais, promoções e interagem com as emissoras pelas redes sociais.

O Planeta Voluntários é um site não governamental, apartidário e ecumênico, criada em maio de 2009 por iniciativa do empresário Marcio Demari, da empresa Demari & Ferreira, sediada em Londrina, Paraná, no Brasil, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda a missão é a de conectar pessoas, que, através da transformação pessoal e social, destinam-se a construir uma solução justa, pacífica e sustentável para o mundo, refletindo a unidade de toda a humanidade. O site conta com uma Rede Social que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas.

PLANETA VOLUNTÁRIOS
Porque ajudar faz bem!
A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil
Related Posts with Thumbnails