05 agosto 2009

AS 5 MEGA TENDÊNCIAS PARA O DESIGN

(publicado em 05.08.09)

Fonte:
www.serportobelloshop.com.br

Neste artigo, o leitor tomará contato com as Mega Tendências para o segmento, elaboradas por David Carlson, pesquisador e estudioso da área de Design. Segundo David, o design está profundamente afetado por 5 grandes tendências que determinam o posicionamento de marcas, o desenvolvimento de produtos e os projetos de lojas, entre outras manifestações. São elas: Cooltural, Racionalcença, Responsibiz, Sensutivo e Quebrando Barreiras.


COOLTURAL
Abreviação das palavras Cool (palavra da língua inglesa que significa algo legal, transado) e Cultural.

As palavras-chave para descrever a tendência são: sensorial, local e tribal.

Um contraponto à globalização, essa tendência valoriza a personalidade, a regionalização. Interiores de hotéis que são os mesmos em várias partes do mundo, cadeias de fast food, o look idêntico em aeroportos e lojas. Esse anonimato terrível dá lugar a algo menos entediante. Há uma luz no final do túnel. Queremos o único, algo que nos conte uma história especial. Local. O que há de interessante em visitar uma loja Louis Vitton ou Gucci em Tóquio ou Moscou? Quem quiser fazer parte desta tendência deve ver seus clientes como indivíduos, com desejos específicos. Cria-se um novo prazer: a busca de preciosidades, muitas vezes escondidas em pequenas lojas na cidade, do bairro. Não é uma questão de ter dinheiro para comprar. É preciso conhecer, saber onde está. Cooltural é também a maneira como reusamos ou mixamos as coisas. É autenticidade. Folclore e artesanato estão em alta.

RACIONALCENÇA
Abreviação de Racional e Renascença.

Palavras-chave: estilo, funcional e icônico

É a valorização da história de um produto ou projeto. A ditadura do minimalismo dá lugar ao funcional e ao conforto. O design precisa ter relação com o passado, presente e futuro. Ao mesmo tempo, preocupado com o estilo, mas compromissado com o icônico (duradouro). O design que viaja ao longo do tempo, mantendo sua "graça". Assim, como na Renascença, o design encontra o iluminismo que valoriza a dimensão humana, suas necessidades e desejos. O produto ou objeto que reflete no limite a tecnologia e os métodos de produção. Os clássicos do design são inspiração: Jacbsen, Vasssily, Marcel Breuer. É a combinação do simples (de usar) e duradouro. Em um mundo cada vez mais complexo, buscamos a simplicidade. Eliminar o desnecessário. Evitar o modal, passageiro, não duradouro.

Marcas como Apple combinam a funcionalidade, simplicidade (amigáveis no uso) e durabilidade do design. Dieter Rams o criador dos produtos Braum na década de 50 e 60 é outro ícone dessa tendência. Segundo Rams o bom desgin deve ser: inovativo, útil, nos ajudar a entender o produto, honesto, durável e amigável ao meio ambiente.


RESPONSIBIZ
Abreviação de Responsável e Business

Palavras-chave: holístico, sustentável e ético

Atender demandas, mas com soluções justas (honestas) e sustentáveis. Iniciamos uma nova era onde o consumo consciente ganha uma posição de destaque. Nossas decisões continuam emocionais, mas agora associadas a uma nova dimensão (holística) onde o compromisso com o sustentável está no centro de nossas preocupações.

Novos valores, de certa forma filantrópicos, socialmente responsáveis, precisam ser assimilados pelos fornecedores, que agora percebem que o lucro está na harmonização desses conceitos com os objetivos da produção e comercialização tradicionais.

Há, de fato, um receio cada vez mais generalizado de destruição do planeta. A qualidade de vida passa pela preservação do ambiente. A conectividade proporcionou essa consciência e mobilização. Vivemos em um mundo mais transparente, onde tudo se descobre. Até a propaganda já mudou, focada no politicamente correto. O consumidor busca produtos comprometidos com a autenticidade e a emoção, mas também com a sua compatibilidade com os valores da sustentabilidade.

A tecnologia vai exercer um papel preponderante nesse processo, com a introdução do total rastreamento do produto (através da etiqueta RFID - Identificação por Radio Frequência). Através dela (etiqueta) conheceremos a origem, os materiais, o processo de fabricação etc.

SENSUTIVO
Abreviação de Sensual e Sedutivo

Palavras-chave:: narrativo, engajado e emocional

Sensutivo é o design que atende o desejo e o prazer das pessoas. Em um mundo regido por tecnocratas e tecnologia precisamos nos sentir como humanos, sentindo tudo por todos os poros e nos emocionando. O Design se transforma em poesia, abre novas portas e nos coloca em contato com nós mesmos. Buscamos novas experiências. É o design emocional. Nos conecta com nossa história, nossa personalidade, nossos sonhos, nossa memória afetiva, com outras pessoas. Fala de sentimentos, de momentos pessoais.

A inspiração vem da natureza e de uma percepção mística do mundo. Mas, ao mesmo tempo, fala da cidade e de seus conteúdos multifacetados. Corpo, mente e espírito são temas centrais. Mais e mais produtos chegam ao mercado com apelo espiritual, focados na saúde, justiça social e meio ambiente.

QUEBRANDO BARREIRAS
Palavras-chave: experimental, curioso e interdisciplinar


Quebrar barreiras é ser proativo. Buscas novos materiais baseados nas novas tecnologias. Surpreender o cliente, com soluções inesperadas.

Mas não se trata apenas de transformação e uso de materiais físicos, mas também, de desenvolver o design no âmbito da psicologia. É, sobretudo, a transformação entre diferentes pólos: local x global, tecnologia x filosofia e corpo x mente.

Existe um lugar que denominado de Interseção onde coisas extraordinárias podem acontecer, são explosões de criatividade que vão mudar o mundo.

Quebrar barreiras é, ainda, criar novos processos e caminhos para que as pessoas comprem menos coisas (o planeta não suportará tanto consumismo!). É criar produtos, serviços e sistemas que encorajem o ato de compartilhar. Transitar de uma sociedade de consumo individualista para algo mais coletivo.

Um comentário:

  1. Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde
    bjsss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails